Opiniões…

(MÁS) COMPANHIAS…

 

Quando ontem vi no telejornal o Secretário-Geral da FENPROF – e acredito que bem contrafeito – em companhia do “Sr. Jardim”, na inauguração da sede do Sindicato dos Professores da Madeira (SPM), não pude deixar de sentir uma “azia” semelhante à que deu, nos meus tempos de “maoista”, vendo o primeiro-ministro chinês a cumprimentar o Pinochet (pois claro que eu já não sou do tempo do pacto germano-soviético, entre Staline e Hitler, que antecedeu a 2ª guerra mundial… que me produziria o mesmo “efeito”): conheço todas as “explicações”, as “racionalidades” e os “negócios” envolvidos nestes e noutros casos… mas o “títere de pacotilha” que domina a Madeira há 33 anos (com todas as “conivências” e “demissões da oposição, não tenho dúvidas) representa o “ground zero” de respeito pelos valores da democracia e liberdade no Portugal pós 25 de Abril… bem como o caciquismo, domínio político e dependência económica de toda uma população por um “personagem” burlesco, cujo único “parente” político se chama Sílvio Berlusconi! E tudo o que ele representa está no pólo oposto dos princípios que a FENPROF defende… o que torna ainda mais incompreensível a presença simultânea dos dois nessa cerimónia. Acresce ainda – nada “inocentemente” – que se estava a 4 dias das eleições, e que o candidato “Sr. Jardim” faz pelo menos duas inaugurações do género por dia!

Será que a inauguração não podia ser atrasada para uma data não eleitoral? Se a sede é “nossa” (da FENPROF), não a poderíamos inaugurar só nós, sem as “autoridades religiosas, civis e militares” (como se dizia “nos tempos da outra senhora”? (Se queriam um madeirense… preferia o Cristiano Ronaldo… sempre seria mais intelectual!)

Aos camaradas do SPM que sei que ficaram com tanta “azia” como eu, a minha solidariedade… (e um Kompensan, passe a publicidade!)… mas penso que se devem retirar conclusões políticas para que, de futuro, os princípios e os valores que representamos, enquanto FENPROF, não sejam assim maltratados! É que mais vale sós…

 

                 M. Pereira dos Santos

                                                                     (2011.10.07)

Anúncios

~ por mariazeca em Outubro 7, 2011.

Uma resposta to “Opiniões…”

  1. Onde é que eu li isto?«A inauguração da sede do Sindicato dos Professores no Funchal, juntou ontem o improvável num mesmo acto oficial – o presidente do Governo da Madeira, Alberto João Jardim, e o líder da Fenprof, Mário Nogueira. “Se o problema da dívida existe, e aqui de dimensão agravada, é bom recordar que não é por responsabilidade de quem, honestamente, tem como quotidiano o trabalho”, referiu no discurso o sindicalista, que ao CM frisou não estar ali a fazer campanha pelo PSD madeirense.»

    Até pode não ter estado a ajudar a campanha eleitoral do João Jardim, mas que parecia e que ajudou não restam dúvidas. Basta ter ouvido o Bicho da Madeira referir a sua oposição à avaliação dos professores para perceber que o Mário Nogueira se deixou enrolar mais uma vez. Primeiro quando mordeu a maça envenenada do Memorando de Entendimento que a Sinistra Ministra lhe estendeu e agora quando aceita estar ao lado do “Caçador” que se rebelou contra o governo do seu partido. Desconfio que ele gosta de fazer o papel de Branca de Neve.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: