Mega-Agrupamentos e Encerramento de Escolas – Algarve

Renovo o que solicitei em post anterior: o que sabe a malta de Marrocos-City sobre o futuro próximo das suas escolas, sobre encerramento de escolas do 1º ciclo, sobre como vão agrupar, etc, de modo a tentarmos construir o mapa do que se pretende fazer com as escolas cá da zona?

Irei juntando o que receber e organizando a informação, com a vossa ajuda, e, simultaneamente dando notícia das iniciativas localmente organizadas, por forma a podermos, solidariamente, apoiar a luta dos colegas de escolas vizinhas.

Porque não queresmos desistir, não queremos esperar que decida das nossas escolas quem da realidade das mesmas pouco sabe. Porque isto não é, nem pode ser um extracto de conta!

Anúncios

~ por mariazeca em Junho 19, 2010.

15 Respostas to “Mega-Agrupamentos e Encerramento de Escolas – Algarve”

  1. Vila Real de Santo António:

    D.José I agrupaga com a EB 2,3 de Monte Gordo.
    Seciundária de VRSA agrupada com a D. Fernando (V.N.Cacela)

  2. Sou do Norte, mas li que em Alcoutim fundem-se os dois agrupamentos: Alcoutim e Martinlongo.

  3. E vão 2, dos 16. No Barlavento, Vila do Bispo, Aljezur e Monchique ficam, para já, na mesma, com o Agrupamento Vertcal que engloba o concelho. E vão 5.
    Lagos, pelo que sei, o agrupamento que tinha como sede as Naus, agrupa com a secundária Gil Eanes – 3+S, o agrupamento que tinha como sede a nº1, vulgo “ciclo velho”, agrupa com a Secundária Júlio Dantas – 3+S.

    E com este ficam 6.
    Para 16 já não falta tudo!
    🙂

  4. Em Portimão, a Mexilhoeira Grande agrupa com a novíssima, a estrear, escola da Bemposta, que vai abrir com 1 turma de 10º, para ser a sede…

  5. E o resto de Portimão, sabe?
    Soa que haverá 3 agrupamentos, é óbvio quais são as outras escolas sede.
    Mas os actuais agrupamentos existentes, a Martinho, a Buísel, a J. Fialho, o Teip Nuno Mergulhão? se não me escapa nenhuma, como será a distribuição entre as duas secundárias?
    Calculo que a ex-escola do DR pape a Marinho Castelo Branco e a Buísel, não?
    Só estou a imaginar, numericamente, com quanta gente fica cada coisa daquelas!

  6. […] Mega-Agrupamentos e Encerramento de Escolas – Algarve   […]

  7. Secundária de Tavira, com Básica D.Manuel que arrasta consigo bastantes escolas. Básica D. Paio fica só. Porquê? Ninguém sabe.Isto já a partir de 1 de Julho. Brincamos?!Já há Presidente da Comissão Instaladora Provisória nomeado. Por quem? Pelo Director Regional da Educação do Algarve.

  8. Olá boa tarde.
    Ontem ás 18:08 horas, fomos informados( via telemóvel), pelo Sr Director Regional de Educação do Algarve, que no próximo ano lectivo, o nosso Agrupamento não integrará nenhum mega-agrupamento.
    Julgo que com esta informação poderemos ficar mais descansados, pelo menos por enquanto …………….

    Continuação de bom fim de semana, (email do Director do Agrupamento Padre João Cabanita em Loulé)

  9. Em Portimão…

    Sobre a D. Martinho Castelo Branco soam rumores de mega-agrup. apenas com a Secundária P. António Aleixo, mas não é nada oficial!! São rumores!

  10. Cara(o)s colegas

    Em Viseu houve equipas da Direcção que se demitiram. Esta Ministra não sabe certamente o que é uma boa gestão de uma escola, que exige proxinmidade! E que tal lançarmos uma petição para o assunto ser discutido no parlamento? Não apenas o encerramento das escolas com menso de 21 alunos mas também estes mega agrupamentos ingovernáveis!
    Eu sou da Região de Lisboa. À minha escola ainda não chegou nada que eu saiba.
    emília lemos

  11. Colegas
    o Agrup. Vertical de Escolas de Vila Nova de Cacela vai agrupar com V.R.Sto António, que fica SÓ a 12 km e tem outro concelho (Castro Marim) a separar uma escola da outra; nós temos alunos dos 3 aos 15 anos, eles dos 12 ao vinte e… Vê-se o tipo de P. Educativo que vamos ter, e o “sucesso” que este agrupamento vai ser…!

  12. Há colegas que se queixam, e com razão, da distância entre as escolas agrupadas, mostrando exemplos de 12 km. Então o que dizer do Agrupamento do concelho de Alcoutim, onde as escolas distam, agora sim, SÓ 30 km, ainda para cúmulo, por uma estrada em bastante mau estado! Esta política educativa não olha a meios para atingir os fins economicistas pretendidos. Neste caso, os alunos são os principais prejudicados!

  13. Isto é Kafkiano! No mínimo.

  14. lagoa fica com 2 megas , eb 2/3 com a secundaria e estombar com parchal.

  15. Olá Caríssimos leitores. Custa-me a acreditar como é que andaram nas nuvens durante tantos anos e não tenham lido nunca, nesta blogosfera, este texto que foi publicado em 2003. Autonomia Conquistada Vs Autonomia Enquistada. Abram e leiam para perceber como uns contam histórias… e outros escrevem a História antes da História. Não me contem histórias… Vejam “claramente visto” como foram enganados como o lavrador enganou o burro com a cenoura… e fiquem parados. Continuem tranquilos que ainda mais vem aí… A Autonomia vai passar a ser a nomeação dos caciques… Daqui a pouco teremos instalado o sistema soviético com Pit-buls por todo o lado. Aqueles que “cacarejarem”; colocam a própria cabeça a prémio. Depois de darem o lugar de gestor dos Hospitais aos políticos nomeados, chegou a vez de criarem os lugares com salários milionários na gestão dos MEGA AGRUPAMENTOS para os tornarem apetecíveis para os boys do partido… Duvidam? Esperem para ver (dizia isto em 2002).. Nós já tínhamos avisado. Em 2002 escrevemos um artigo que só em 2003 viria a ser publicado. Assim, desde 2003 que existe um artigo denunciando as intencionalidades governativas… Assim, já tínhamos previsto que tal iria suceder. Os socialistas usam estas estratégias de legitimação da acção governativa, destruindo os sistemas vigentes usando estratégias semelhantes às do camponês que coloca “cenouras diante de burros” para que eles se entusiasmem e andem mais depressa… Tudo estava previsto desde 2003… O que esteve em causa foi a imposição de uma filosofia socialista que George Orwell, na sua obra “Animal Farm” (“O triunfo dos porcos”) apresenta a evolução da postura dos “Porcos” (políticos) para levar a bom porto a revolução na extinta URSS e a instalação de um “Regime Socialista”. Numa primeira fase promove-se a competência e conquista-se o entusiasmo dos professores vendendo-lhes o direito à autonomia pedagógica e administrativa, vendendo um autonomia que deveria ser desejada para melhor gerir a “quinta educativa” (escola) e depois massacram-se os professores. Desafio-vos a visitarAutonomia Conquistada Vs Autonomia Enquistada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: